quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Nº 2

Vamos poluir com betão as ilhas faroé??

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Génio dos génios

Segundo a empresa de consultadoria Synectics, os 2 maiores génios ainda vivos são (suspense...):
O inventor da World Wide Web, Timothy John Berners-Lee; e o criador do LSD (sim, a droga), Albert Hofmann!

O criador daquela droga que tanto furor fez nos anos 60 e 70 (e que continua a bombar por aí, talvez já não na sua forma original) ficou à frente de Martin Cooper (inventor do telemóvel), Mikhail Kalashnikov (inventor da arma AK-47) ou de Nélson Mandela. Consta que a sua invenção foi um tanto ao quanto acidental, mas o 1º lugar é totalmente justo, pois é graças a Hofmann que temos tantos génios nos mundos das artes e afins.

Informação sacada daqui.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

César e os Media

Se isto aconteceu mesmo, tal como vem escrito no artigo, a grande consideração que tinha pelo executivo de César, acabou de cair. É bom que não se confunda uma boa politica de comunicação com condionalismos públicos desta ordem.

Os números é que mandam aqui

A estatistica ordena, o Governo cumpre! Sempre a pensar no bem dos alunos, obviamente.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Você decide

Avante camaradas!
(ou)
Vivam os faixistas!

sábado, 20 de outubro de 2007

s/ titulo

Acabei de foder uma garrafa de tinto a tentar abri-la (problemas com saca-rolhas, azelhice, provavelmente, rolha presa, vinho escorre só por um fiozinho). Deve ser das piores sensações que se pode ter. mais que o dinheiro, ou a frustração de não ter mais nenhuma garrafa, é olhar práquele tinto todo a rir-se pra nós e nos impotentes. Que dor. Se não tivesse uma cerveja no frigorifico tava capaz de ir comprar outra garrafa. E não sei até que ponto isso seria fácil…

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Montanhas e planicies

Serreta

RTP. Ou melhor, pós telejornal da RTP1. Terça-feira estreou mais uma soberba série documental. Depois de António Barreto, com O Retrato Social, agora é a vez de Joaquim Furtado, com um muito promissor documentário sobre a Guerra Colonial. Hoje foi a vez do Em Reportagem. Não foi propriamente uma grande reportagem, mas o aprofundar de um tema, neste caso as mortes na estrada. Podia ter sido melhorzita, mas foi interessante o suficiente para não me fazer baixar o som ou mudar de canal. Amanhã é a grande entrevista e na sexta há um debate sobre o tratado de Lisboa.
A isto se chama serviço público!


Atlântida

Pobreza. Dados chocantes. PS no Governo, e o fosso entre ricos e pobres continua dar passos de Adamastor. Até quando??

terça-feira, 16 de outubro de 2007

dá que pensar

Público, 12 Outubro:

Conflitos armados custam a África tanto quanto as ajudas internacionais

O custo de vários conflitos africanos durante uma década e meia foi no mínimo equivalente às ajudas que o continente recebeu durante o mesmo período, de acordo com um estudo apresentado ontem pela organização não-governamental Oxfam.
O caso da Guiné-Bissau no fim dos anos 90 é um dos mais clamorosos: o crescimento devia ter sido positivo e caiu para um nível desastroso. A investigação, intitulada Os Milhões Perdidos de África, concluiu que o custo dos confrontos da região entre 1990 e 2005 alcançou 300 mil milhões de dólares, cerca de 18 mil milhões por ano, um recuo das respectivas economias em cerca de 15 por cento. E que os números são suficientemente assustadores para serem levados em conta pelos diplomatas reunidos em Nova Iorque para debater um tratado sobre comércio de armas. O balanço, feito, além da Oxfam, por outras duas organizações não--governamentais, a Rede de Acção Internacional sobre Armas Ligeiras e a Saferworld, diz que, "com quase toda a segurança, a metodologia de análise utilizada subestimou a realidade", por não incluir, por exemplo, o impacto económico dos conflitos nos países vizinhos, salpicados pela insegurança política e um fluxo repentino de refugiados.

Os Estados estudados foram 23. Mas os afectados foram seguramente mais. Além disso, afirmam os signatários, o estudo cobriu só os períodos de combate, quando muitos dos gastos das guerras, como o incremento das despesas militares e as dificuldades económicas, continuam por muito tempo depois de terminado o conflito. Quer dizer, aos custos directos dos conflitos há que somar os indirectos, como a inflação, a dívida, o desemprego, o desvio para particulares, no meio da confusão, das receitas de exploração dos recursos naturais. E o mais importante de todos, não contabilizável: as perdas humanas.

Um dos exemplos do descalabro foi o conflito da Guiné-Bissau de 1998-99. A economia do país devia ter crescido 5,24 por cento antes da guerra. No fim, a sua taxa real foi de menos 10,15 por cento. "Este é um dinheiro que a África não se pode dar ao luxo de perder", escreve no prólogo a Presidente liberiana, Ellen Johnson-Sirleaf. "A violência armada é uma das grandes ameaças para o desenvolvimento de África", afirma no documento um dos analistas da Oxfam, Irungu Houghton. O dinheiro perdido "poderia ter resolvido a crise do HIV-sida, prevenido a malária e a tuberculose, proporcionado água potável, sistemas de saneamento e de educação para a população", afirma.
A arma mais utilizada nos conflitos africanos é a espingarda de assalto Kalashnikov. Quase todos os seus modelos são fabricados fora de África. As signatárias afirmam no balanço que os esforços dos países africanos para controlar as transferências de armas têm de ser seguidos por um tratado sobre comércio de armas global e vinculante.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Chinesinha

Sempre gostei de chinesitas, mas hoje descobri com quem quero casar!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Tony Soprano gets his ass kicked

Vi ontem. Voltaram, pela última vez, as segundas-feiras mafiosas da RTP2. tinha saudades. Bobby deixou-se entusiasmar pelo álcool e pela estranha simpatia do tony naquele dia. No final foi como se tivesse dito: cumpro, obedeço; mas não repito. não me deste um tiro, mas espetaste-me uma faca no coração. Uma espécie de suicídio interior.

tony, obviamente, não perdoou: ninguém o vence! o facto do bobby nunca ter matado ninguém atormentava-o e causava-lhe inveja. Tinha que tirar esse peso da sua consciência, e não havia melhor maneira de se vingar da sova que levou.

Jim Hall no Angrajazz 2007

Grande concerto! Admito, não fazia ideia quem era o velhote, mas fiquei pasmado. arrepiante. Nasceu em 1930, fzendo contas anda pelos 77 anos, mas dedilhava ali como um puto, apesar de, por vezes parecer que não sabia bem o que fazer. so foi pena estar de costas pra mim durante o concerto inteiro. pró ano exigem-se carpetes em vez daquele chão hiper-irritantemente-barulhento.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Vai soando o alarme



A equipa está triste, é verdade.

Mas mais triste do que uma equipa triste, é a tristeza de não apoiar a equipa.

Como é que o maior clube do mundo não mete mais de 30mil no estádio, para ver a 1ª jornada deste ano da champions?

Algo vai muito mal, e o problema não é só destas últimas exibições. Antes que apareçam os "notáveis", é bom que alguém se chegue à frente rapidamente, porque a contestação a Vieira não irá demorar muito.


Qualquer dia, é ele o assobiado. E, diga-se, em alguns casos merece mais ser ele o assobiado do que qualquer maxi pereira ou Luís Filipe, porque Vieira já mostrou ser capaz de fazer bem melhor do que o que tem feito nos últimos meses (especialmente depois da saída do pica-pau).

Depois de ser assobiado aparecem meia-dúzia de notáveis e um novo Vale e Azevedo (ou um qualquer Berardo) pode estar sempre à espreita...

Daqui não saio, daqui ninguém me tira

Ela está preocupada agora. eu já estava há mais tempo.