terça-feira, 25 de setembro de 2007

Montanhas e planicies

Monte Evereste

Teia de aranha. Nojo. Bicho horribilis faz uma rede com uma material extremamente incomodativo. Prende-se ao cabelo, tipo uma mini rajada de vento que não despararece.

Mas é fantástico. Da próxima vês que virem uma teia de aranha, olhem pra ela. Apreciem a beleza feita pelo animal e tentem procurar o rasto. Vejam as linhas. Toquem nela e façam-na dançar. Fascinante


Praça Velha

Pequeno ditador. Nunca gostei tanto de ouvir o Menezes. Nem irá ter oportunidade para que tal se repita. Centro Direita?? Mas o centro direita não está no poder????!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Keren Ann - Lay your head down

Simplesmente deliciosa

Orgulho biosférico

Corvo e Graciosa foram classificadas pela UNESCO como Reservas da Biosfera. Actualmente, há cerca de 500 Reservas da Biosfera da UNESCO em mais de 100 países. Em Portugal havia uma - Reserva Natural do Paul do Boquilobo, na Golegã.


As características únicas das paisagens destas ilhas, acompanhadas pela preservação ecológica e preocupação ambiental levaram a esta decisão. O Corvo(na imagem) tem cerca de 400 habitantes e a Graciosa 5.000.


Que destaque teve esta noticia na nossa comunicação social? Se fosse um dado estatístico que mostrasse que estávamos na cauda de qualquer coisa, seria de primeira página, certamente. Como é algo de bom, e algo que nos possamos orgulhar pelo simples facto de o Homem ainda não ter feito merda nestas ilhas, fica para rodapé dos telejornais ou breves nos diários.

domingo, 16 de setembro de 2007

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Avalanche

Não se falou de outra coisa o dia todo. A SIC Noticias fez uma opinião pública especial sobre o Scolari ás 11 da noite. Fodasss, adoro futebol, mas este exagero é intolerável. Se não houvessem mais temas no dia de hoje, compreeendia que se fizesse qualquer coisa do género. Mas convidar o Rui Santos pra mandar bujardas ao Scolari todo o santo dia é insuportável. Quem é que consegue aguentar??

Hoje, Bob Gedolf veio a Portugal pra chamar a atenção pros problemas africanos e quem é que se apercebeu disso? Dalai Lama foi recebido no parlamento sabiam? Sócrates fez um discurso sobre as migrações, e ninguém o elogia ou critica? E porque não fazer-se um debate sobre as questões da emigração? E porque não aprofundar os dados da UNICEF relativamente à descida da mortalidade infantil no Mundo?
Deveria aproveitar-se a presidência portuguesa da UE pra trazer pra agenda outras coisas da Europa e do Mundo (sem ser o tratado europeu). Mas não, a SIC Noticias foge pelo caminho menos trabalhoso possível: meter uma jornalista sexy, às 23h, acompanhada do brilhantina man, a ouvirem meia duzia de telefonemas com os mesmos conteúdos pro ou anti Socolari.
Carradas e carradas de noticias a merecerem um destaque mais aprofundado que o soco do nosso seleccionador, e desperdiçam-se horas e horas de antena a falar do futuro castigo a aplicar ao Sr. Questiono-me: o que aconteceria se houvesse uma TVI News? Pânico!
Depois da avalanche Maddie, é a avalanche Socolari. Se a mim me enjoa, imagino quem não goste de futebol...
É bom reparar que os cucos do diário desportivo de referência Record andam a beber dos blogs de referência, mas da próxima agradeço que peçam direitos de autor sff.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

PraguebiP

Pedro Mota Soares está indignado com a RTP. O vice-presidente da bancada parlamentar do CDS-PP vai mesmo "questionar a televisão pública". Porquê? Pelos prejuízos constantes? Por andar a chular 36 euros por mês aos bolsos dos contribuintes portugueses, mesmo passando 15 minutos de publicidade por intervalo? Ou será que é pela programação desequilibrada que não respeita alguns princípios básicos do serviço público??

Nada disso. O respeitado deputado popular está imensamente consternado porque a RTP não transmite os jogos de râguebi! Tio Mota Soares não percebe porque é que os encontros do Mundial de râguebi estão a ser transmitidos em sinal fechado pela SportTV. "É a primeira vez que Portugal está num mundial de râguebi", ainda por cima numa presença "muito significativa, uma vez que é a única selecção amadora", acrescentou.

Espero ver o mesmo tipo de reacção quando Portugal estiver numa fase final de polo-aquático, voleibol feminino, judo ou orientação. Provavelmente os desportistas não cantam o hino do mesmo modo que os râguebistas, mas não serão menos portugueses por isso, ou será que são?

Não pretendendo fazer colagens estereotipadas de certas modalidades a certos partidos, porque será que esta indignação não me é estranha? Se calhar é pelo modo tão sentido com que "os lobos" de apelidos Uva, Pissarra, D'Orey ou Portela de Morais cantaram o hino...

Ganja Babe

Weeeeeeeeeeds

Uma maravilha esta série. Partindo de um conceito “estranho” à vista comum, faz um retrato social soberbo e honesto da classe alta que vive nos subúrbios das cidades americanas. Diria que é uma espécie de “donas de casa desesperadas” mas politicamente incorrecto.

A belíssima Mary Louise Parker é uma senhora que trafica drogas leves para sustentar os dois filhos, depois da morte do marido. Sem complexos, a Nancy na série não tem grandes problemas morais em fazê-lo. Vizinhos, amigos drug dealers, filhos, empregada, cunhado. Tudo personagens bem criadas, que não deixam a série morrer. Sorriso garantido, especialmente com os weedomanos Doug e Andy, e o casal vizinho Celia e Andy. Ah, e tem uma grande banda sonora!

Só uma coisa não me agrada a 100%: os comentários descaradamente anti-bush de algumas personagens, que já vi em mais do que meia dúzia de episódios. Aí não deixam espaço para a ironia: são descarados e agressivos, diria propaganda absoluta, o que era escusado.

Weeds: Masturbation Lesson

Uma das várias "lições" de vida da série

domingo, 9 de setembro de 2007

Rodrigo Amarante X Repórter

Pensar antes de falar

sábado, 8 de setembro de 2007

Bogotá




Bogotá, capital da Colômbia, quase 7 milhões de habitantes;
Bogotá, quarta capital mais populosa da América do Sul = caos abundante;

Até 1998: Havia quem passasse 4 horas! diárias no trânsito;

1998: Novo presidente da Câmara, Enrique Peñalosa, lança a frase: "A cidade pode ser amiga das pessoas ou amiga dos carros, mas não amiga de ambos".

Medidas: Arquivar planos de construcção de auto-estradas e investir em Parques, Escolas, Bibliotecas, Ciclovias e Auto-Estradas pedonais (nem consigo compreender muito bem o que isto será...). Aumentar impostos sobre a gasolina, proibição de conduzir durante as horas de ponta mais de 3 vezes por semana. Há 3 tipos de autocarros divididos em 2 categorias: ejecutivo, onde não há ninguém em pé; e corriente, serviço normal. Para além disso foi criado o Transmilénio, um sistema de autocarros mega-rápidos.

Consequências: Demorou 3 anos, mas a popularidade do Sr. aumentou enormemente, as reformas foram absolutamente elogiadas, o nível de felicidade dos habitantes teve um boom, a criminalidade deminuiu drasticamente. A cidade tornou-se mais animada, mais tolerável e mais eficiente.

Meu Paralelo com a realidade Lisboeta:

Com excepção das ciclovias, que só resultariam na zona junto ao rio, tudo o resto poderia ser uma realidade na nossa capital. Mais investimento em transportes públicos, desincentivar o uso do carro, apostar nos parques circundantes. Em suma, reduzir o caos na via pública. A classe média tem de se habituar a andar de transportes e os nossos governantes deveriam dar o exemplo!!

Fonte: CourrierInternacional de 17 Agosto

Animal Collective - Cuckoo

Cucos a morrerem electrocutados

Guilty or not Guilty?


É assim o nosso país. Passa do choro para o apupo com a mesma rapidez que o D.José Policarpo puxa de um cigarro. A evolução do caso McCan é um bom exemplo da cambada de oportunistas que somos (comunicação social).

De "find Maddie" já estamos no "hang Kate".

Quando a rapariguita de olho enublado desapareceu não se podia falar da irresponsabilidade dos pais ao deixarem os filhos sozinhos. Respeito pelo sofrimento dos pais, por favor.
Depois de triliões de directos e milhentas páginas de jornais, voltou-se a Portimão. Desta vez não pró choro, mas prás marretadas. Os até agora bem amados passaram a ser odiados. Das palmas passamos aos assobios. Podem ser só duas pessoas a apupar, mas Kate foi apupada à entrada da PJ. Quase diria vaiada, quase quase cuspida! Já deu pra ver pra onde isto se encaminha: culpados!
É verdade, sim, que esta história sempre cheirou mal. É verdade, sim, que uns pais a deixarem 3 filhos tão pequenos sozinhos em casa mereciam ser cuspidos. Mas dar destaque a um individuo que decidiu assobiar Kate parece-me absurdo e ridiculo. Próprio da campanha "Culpada" que está aí.

Até porque isto ha muito tempo que é um duelo PortugalxInglaterra, e nós temos de sair por cima. Ou será que imaginam a PJ a fazer a barbaridade de colocar toda a opinião pública contra os pais em vão???

eu imagino, mas enfim... o que interessa é que consegui começar com "É assim o nosso país", sem dúvida, UMA GRANDE EXPRESSÃO.