sábado, 8 de setembro de 2007

Bogotá




Bogotá, capital da Colômbia, quase 7 milhões de habitantes;
Bogotá, quarta capital mais populosa da América do Sul = caos abundante;

Até 1998: Havia quem passasse 4 horas! diárias no trânsito;

1998: Novo presidente da Câmara, Enrique Peñalosa, lança a frase: "A cidade pode ser amiga das pessoas ou amiga dos carros, mas não amiga de ambos".

Medidas: Arquivar planos de construcção de auto-estradas e investir em Parques, Escolas, Bibliotecas, Ciclovias e Auto-Estradas pedonais (nem consigo compreender muito bem o que isto será...). Aumentar impostos sobre a gasolina, proibição de conduzir durante as horas de ponta mais de 3 vezes por semana. Há 3 tipos de autocarros divididos em 2 categorias: ejecutivo, onde não há ninguém em pé; e corriente, serviço normal. Para além disso foi criado o Transmilénio, um sistema de autocarros mega-rápidos.

Consequências: Demorou 3 anos, mas a popularidade do Sr. aumentou enormemente, as reformas foram absolutamente elogiadas, o nível de felicidade dos habitantes teve um boom, a criminalidade deminuiu drasticamente. A cidade tornou-se mais animada, mais tolerável e mais eficiente.

Meu Paralelo com a realidade Lisboeta:

Com excepção das ciclovias, que só resultariam na zona junto ao rio, tudo o resto poderia ser uma realidade na nossa capital. Mais investimento em transportes públicos, desincentivar o uso do carro, apostar nos parques circundantes. Em suma, reduzir o caos na via pública. A classe média tem de se habituar a andar de transportes e os nossos governantes deveriam dar o exemplo!!

Fonte: CourrierInternacional de 17 Agosto

Sem comentários: